FISIOTERAPIA PARA IDOSOS
Recupere o bem-estar e a qualidade de vida em situações de demências ou outras doenças degenerativas.
Acha que a idade está a pesar e tem maior dificuldade em mexer-se?
Sente os seus pais mais debilitados?
Os seus avós estão mais “parados”?
Fisioterapia no Envelhecimento
Com o aumento da esperança média de vida, a Fisioterapia é cada vez mais importante na prevenção e promoção da saúde, para além da reabilitação física. Nós Fisioterapeutas, adaptamos a nossa intervenção para a promoção/prevenção da saúde, proporcionando um envelhecimento mais saudável, através da educação e da responsabilização de cada pessoa.
Seguem exemplos de patologias bastante comuns ligadas ao envelhecimento em que a Fisioterapia tem um papel preponderante:
Demências (como a Doença de Alzheimer)
A doença de Alzheimer é a causa mais frequente de demência e agrava-se de forma progressiva. Numa primeira fase, alguns lapsos de memória, podendo estar associados a ansiedade e a estados depressivos. Numa fase posterior, o não reconhecimento de familiares e amigos torna-se comum, para além da desorientação e de ajuda a realizar algumas tarefas diárias como vestir ou comer. Numa última fase da doença, o doente pode já estar acamado e sem qualquer capacidade em comunicar.
A Fisioterapia poderá ajudar o doente (e a sua família) a manter-se ativo, através de tarefas da vida diária ou numa fase mais tardia, na mobilização do doente na cama.
Doenças degenerativas osteoarticulares (como a osteoporose)
A osteoporose caracteriza-se pela diminuição da densidade óssea, ou seja, os ossos ficam mais frágeis e podem ocorrer fraturas com muita facilidade. As fraturas mais comuns são por compressão vertebral (nas vértebras), do fémur e do punho. A osteoporose é mais frequente nas mulheres, principalmente após a menopausa.
A Fisioterapia é uma área determinante na osteoporose, podendo atuar na prevenção de quedas ou na reabilitação pós-fratura
Outras doenças associadas ao envelhecimento
Existem muitas outras doenças comuns em idosos em que a Fisioterapia tem um papel preponderante na recuperação, entre as quais:
-
AVC
-
Artroses
-
Doença de Parkinson
-
Doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC)
-
Enfisema
-
Pós-internamento por cirurgia
-
Trauma/quedas
Fisioterapia para Idosos
A Fisioterapia é fundamental, tanto na prevenção/promoção de saúde na população mais envelhecida, como na reabilitação de condições associadas ao envelhecimento e às suas fragilidades.
Sofro ou conheço alguém com problemas ligados ao envelhecimento. Como pode a Fisioterapia ajudar?
De uma forma geral, a Fisioterapia é relevante para:
-
Aumentar a força muscular
-
Manter a mobilidade articular
-
Manter ou recuperar o equilíbrio
-
Diminuir a dor
-
Garantir a máxima independência nas atividades da vida diária
Como são as sessões de Fisioterapia para doenças geriátricas?
As técnicas de intervenção do Fisioterapeuta no envelhecimento estão direcionadas para melhorar a força, o equilíbrio e a coordenação motora.
As sessões terão sempre em conta as características da doença e da pessoa, sendo delineado um plano individual específico de acordo com os objetivos do doente. O mais importante é que esses objetivos sejam realistas e motivadores para o doente.
Quanto tempo demora a recuperação de doenças ligadas ao envelhecimento?
Com o avançar da idade, a capacidade de recuperação acaba por diminuir. No entanto, dependendo do tipo de condição e do suporte familiar, a recuperação pode ser de apenas alguns meses. Em casos de doenças progressivas como a doença de Alzheimer, a intervenção poderá ser prolongada, adequando os objetivos à fase em que o doente se encontra.
Para mais informações, entre em contato connosco ou agende uma sessão de avaliação para iniciar a sua recuperação o mais brevemente possível.