
FISIOTERAPIA PARA COVID-19
Recupere o bem-estar e a qualidade de vida após infeção.
Teve COVID-19 e ainda tem sintomas? Não se sente a 100%? A Fisioterapia para COVID tem um papel determinante na recuperação a longo prazo da COVID para limitar o seu impacto físico, emocional, cognitivo, e até social. Recupere o seu bem-estar.
COVID-19
A Covid -19 é a doença causada pelo vírus SARS-CoV-2 e a sua sintomatologia é variável, desde a ausência de sintomas a tosse, febre, cansaço, dores musculares, ou em situações mais severas (cerca de 14% dos casos), pneumonia grave, síndrome respiratória aguda grave, e até morte.
Sequelas COVID-19 a longo prazo
Por ser uma doença muito recente, ainda são incertas as consequências a longo prazo que o vírus Sars-CoV-2 pode trazer. No entanto, nos últimos meses as investigações sobre a COVID-19 revelaram que as sequelas da doença podem ocorrer tanto em doentes com situações clínicas mais graves, como em pessoas com sintomas ligeiros ou até assintomáticas.
De acordo com a OMS, as sequelas apresentadas por pessoas recuperadas da COVID-19 podem incluir:
-
Diminuição da capacidade pulmonar
-
Fadiga
-
Cansaço e intolerância ao esforço físico
-
Fraqueza e dor muscular ou nas articulações
-
Falta de ar
-
Ansiedade e depressão

Fisioterapia em COVID-19
Os Fisioterapeutas contribuem para a recuperação de doentes COVID em toda a fase de reabilitação. Desde a fase mais aguda da doença, fazendo parte das equipas multidisciplinares nas Unidades de Cuidados Intensivos e nas Enfermarias Hospitalares, até ao período pós alta, em que já existe teste negativo ao vírus.
Sendo uma doença maioritariamente com impacto no aparelho respiratório, a Fisioterapia Respiratória tem um papel de destaque.
Já tive COVID. Como pode a Fisioterapia ajudar-me?
Se recuperou da COVID-19 mas ainda sente algumas das sequelas, a Fisioterapia pode ajudar a melhorar a sua qualidade de vida em várias vertentes:
-
Recuperação pulmonar
-
Melhoria da condição física
-
Redução da sensação de falta de ar
-
Aumento da força muscular
-
Melhoria do equilíbrio e coordenação
-
Regresso às atividades da vida diária
Se teve um caso mais grave de COVID-19 e que necessitou de hospitalização / internamento, poderá precisar de reabilitação específica para recuperar dos efeitos da intubação, ventilação e imobilização prolongadas.
Como são as sessões de Fisioterapia para COVID?
No caso de recuperação da COVID-19, os exercícios prescritos são, na sua maioria, a repetição de atividades normais da vida diária como levantar ou sentar de uma cadeira, caminhar ou subir e descer escadas. A reabilitação pode também incluir exercícios de baixa intensidade para melhorar a resistência ou equilíbrio.
Recomenda-se a alternância entre a prática de exercício por períodos curtos com o descanso e sempre com a supervisão de um Fisioterapeuta profissional, que irá avaliar todos os sinais e monitorizar os níveis de oxigénio durante o esforço.
Quanto tempo demora a recuperação da COVID?
Recuperar de uma doença como a COVID-19 pode demorar tempo. O tempo de recuperação é determinado por vários factores e apenas poderá ser estimado após uma avaliação prévia, caso a caso.
Como especialista em movimento e mobilidade, o Fisioterapeuta elaborará um plano de exercícios ajustado à condição física de cada pessoa e de acordo com os seus objetivos principais para recuperação.
Para mais informações, entre em contato connosco ou agende uma sessão de avaliação para iniciar a sua recuperação o mais brevemente possível.